sexta-feira, 8 de agosto de 2008

E começam os Jogos Olímpicos...

... as 8h08PM do dia 08/o8/2008

“Ao som de 2008 tambores da antiguidade, a China abriu a cerimônia dos Jogos Olímpicos de Pequim-2008 às 20h08 (9h08 de Brasília) desta sexta-feira, no estádio "Ninho de Pássaro", na capital chinesa. Quinze mil figurantes participaram do início do espetáculo, que apresentou ao mundo um pouco da cultura do país que sedia esta edição da Olimpíada.” (Diário do Grande ABC)



Que cultura mesmo?




“Um novo documentário feito por um grupo pró-Tibete sobre o que os tibetanos pensam da Olimpíada-2008 estreou em Pequim, nesta quarta-feira (6), sob um manto de segredo.
‘Leaving Fear Behind’ (Deixando o medo para trás) foi exibido para um grupo pequeno de jornalistas estrangeiros em um quarto de hotel no centro de Pequim, a pouca distância da praça da Paz Celestial.
As autoridades de segurança não interromperam a sessão, mas Dechen Pemba, uma tibetana-britânica deportada da China no mês passado, disse pelo telefone que uma segunda sessão do filme foi interrompida pelo hotel, por ordem da polícia.

O documentário traz uma série de entrevistas com tibetanos falando sobre como sua cultura vem sendo pisoteada e do amor que sentem pelo líder espiritual exilado Dalai Lama, além de criticar a Olimpíada que, segundo eles, não ajuda a melhorar suas vidas.

O agricultor Dhondup Wangchen e seu amigo monge Golog Jigme foram presos pouco depois de concluir o filme, mas conseguiram fazer cópias dele sair do país. "É muito difícil para um tibetano ir até Pequim e falar publicamente ali. Por isso decidimos mostrar os sentimentos reais dos tibetanos no Tibete por meio deste filme", disse Dhondup Wangchen no documentário.” (Folha de São Paulo)

3 comentários:

Anônimo disse...

E eu durinha. Sem um puto no bolso ou namorado rico para pagar minha ida a China!

Anônimo disse...

Agora me explica. O que ela quer fazer na xina? Levar chumbo no cu?
Sai daqui, Fêh.

Monjh - Senhor dos Muitos Nomes disse...

Hum...